Com o tema “Congo: Império Invisível da Bahia”, o bloco Afro Os Negões sai em cortejo no Carnaval de Salvador 2026, levando a beleza e a elegância de um dos blocos mais tradicionais da cultura baiana.

O desfile contará com a presença de uma delegação da realeza africana: Sua Majestade Nene Tetteh Ayiku Abordonu IV, Reino de Kabiawetsu, Estado de Ada, Gana, assim como sua Majestade Mambokadzi Aluko — Mulher Rei do Reino Mutapa do Zimbábue e o assistente e Tradutor da Realeza, cidadão angolano Kwabo Mabula.

“A presença da realeza africana estabelece uma ponte cerimonial transatlântica, reafirmando que o cortejo negro no Brasil é continuidade viva de protocolos, cosmologias e sistemas de dignidade africanos.O enredo também reverencia o Reino do Congo, símbolo histórico de continuidade política, cultural e espiritual dos povos africanos e afro-diaspóricoa” lembrou Paulo Roberto do Nascimento, presidente do Bloco Afro Os Negões.

 

O enredo do bloco também reverencia lideranças contemporâneas dos Reis e Rainhas e lideres espirituais como símbolo de continuidade política espiritual Afrinaca.

“O tema propõe um reconhecimento epistemológico e estético da presença estruturante do antigo Reino do Kongo e os demais reinados do Continente Africano, na formação cultural afro-baiana. Muito além da experiência traumática da escravização, o Kongo emerge como matriz de pensamento, ciência espiritual e organização coletiva que continua presente nas manifestações, nos saberes de corpo e na memória do chão” contou Luma Nascimento, vice-presidenta do Bloco Afro Os Negões.

Serão três dias de bloco Afro Os Negões, sendo os dias 13 e 15 de fevereiro no Circuito Osmar no Campo Grande e o dia 17 de fevereiro no Circuito Batatatinha no Pelourinho, usando os afiliados abadás assinados por um dos grandes expoentes das artes plásticas da atualidade, o curitibano Rimon Guimarães com finalização do designer Rafael Paixão.

A convite da vice-presidenta Luma Nascimento, Rimon tem seu trabalho reconhecido por sua paleta vibrante, simbologias cósmicas e narrativas visuais que atravessam pintura, gravura e intervenções urbanas, o artista constrói uma estética que dialoga com memórias ancestrais e imagina futuros possíveis.

Na última sexta-feira, dia 07 de fevereiro foi escolhido na Casa Br.África no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, o Negro Lindo 2026.

O coroa foi passado pelo Negro Lindo 2025 Kenu Alves para Júnior Xavier que assumirá o reinado representando o bloco durante o ano de 2026. Na mesma noite, a artista mineira Luana Vitra que também participou da mesa de jurados do concurso, foi homenageada como Personalidade Negra dos Negões 2026.

Para adquirir abadás entre em contato com o blocoosnegoes@gmail.com
71 991279607 e através das redes sociais @osnegoes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.