A Bahia confirma seu poder de atração internacional. Em 2025, o estado recebeu mais de 211 mil turistas estrangeiros, um crescimento impressionante de quase 50% em relação ao ano anterior. O mês de dezembro também registrou alta, de 28%. A tendência ajudou a puxar o recorde nacional: o Brasil fechou o ano com mais de 9 milhões e 280 mil visitantes internacionais, um aumento de 37% e a maior marca da história. Argentina, Chile e Estados Unidos lideram como principais emissores.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a pluralidade cultural e os atrativos únicos da Bahia são centrais nas ações de promoção internacional, e que o sucesso do turismo se reflete diretamente na geração de emprego e renda para a economia local.

“A Bahia puxou esse crescimento do turismo internacional do Nordeste para cima e contribuiu para que a média nacional fosse ainda mais alta. Então, a Bahia foi um exemplo de como se promove um Estado, de como se promove toda a diversidade de um Estado. Foi um exemplo para todo o Brasil! O Brasil bateu todos os recordes com a entrada de turistas estrangeiros, chegamos a 9 milhões de turistas estrangeiros, nunca tínhamos chegado a 7, e o Nordeste apresentou um crescimento impressionante. A Bahia foi o principal estado do Nordeste no recebimento desses turistas internacionais. Argentinos, portugueses, uruguaios, franceses e italianos lideraram essa lista. Um crescimento de 47% em relação ao ano passado, ficando 10 pontos acima do crescimento da própria média nacional. Logo, o Brasil tem muito o que comemorar, mas a Bahia principalmente. E não foi só sol e praia que chamou a atenção do mundo, mas também a cultura, a gastronomia e a natureza. Como presidente de Embratur, estou muito feliz com esse desempenho do Nordeste, mais especificamente da Bahia. Em 2026, esperamos continuar batendo todos os recordes”, avaliou Freixo.

 

Secom Bahia/ Foto by Matheus Landim GOVBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.