Tradicionalmente, os escritores, poetas e historiadores da Região Cacaueira utilizam o Salão Nobre da Academia de Letras de Ilhéus (ALI) para reunir família, amigos, colegas e admiradores em torno da celebração dos livros novos, reeditados e relançados. Trata-se, assim, de um hábito cultural que proporciona aos autores uma oportunidade extraordinária de, simultaneamente, socialização e comercialização.

Neste 11 de dezembro de 2025, a Casa de Abel Pereira, como é conhecida a ALI, e a Editora IPS promovem o lançamento da novíssima obra do professor, escritor e historiador Antonio Pereira: Leituras – Entendendo expressões da alma humana (ensaios).

Antonio Pereira é um intelectual muito querido e admirado, em especial, pelas pessoas que desfrutam da convivência com ele ou são seus leitores. Casado com a professora Nancy Guimarães Sousa, é pai, avô, natural de Itapetinga, Bahia. Funcionário aposentado do Banco do Brasil e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em História e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e mestre em História Social pela PUC-SP, cuja Dissertação de Mestrado foi transformada no livro publicado pela Editora da UESC (Editus), intitulado Tensões do tempo – A saga do cacau na ficção de Jorge Amado. O prefácio de Tensões do Tempo é assinado pela crítica literária e romancista Margarida Cordeiro Fahel.

De acordo com a filha do ensaísta Antonio Pereira, que é professora Doutora em Educação, Kátia Guimarães Sousa Palomo, a importância e relevância do livro a ser lançado pode ser sintetizado com estas palavras:

“É significativo que uma obra assim surja neste tempo marcado pela ascensão da Inteligência Artificial. Enquanto máquinas processam dados em velocidade vertiginosa e algoritmos tentam prever nossos gestos, Antonio Pereira Sousa nos lembra do que permanece insubstituível: os sentimentos, os valores, a subjetividade e as reflexões humanas. Se a tecnologia tende a automatizar escolhas, este livro (Leituras – Entendendo expressões da alma humana) resiste e reafirma que pensar é sempre um ato singular de liberdade. Se a modernidade acelera ritmos e reduz experiências à lógica da utilidade, estes ensaios insistem na importância da pausa, da contemplação e da escuta atenta da vida”.

Vale destacar que, nesse lançamento literário, os participantes poderão conhecer um pouco do propósito e da produção do livro e, ao adquirirem a obra, terão a oportunidade de receber o autógrafo do autor.

SERVIÇO :

O QUE? Lançamento do livro Leituras – Entendendo expressões da alma humana

ONDE? Academia de Letras de Ilhéus, Rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, Centro, Ilhéus, Bahia

QUANDO? 11 de dezembro de 2025, às 19h

CONTATO? EDITORA IPS (73) 98819-7366 /ips.conta@gmail.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.