A Prefeitura Municipal de Valença, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Reparação, abriu ao público, nesta quarta-feira (26), no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Leste Baiano (CEEP), a Mostra Fotográfica Olhar Negro. A Mostra contou com diversos apoiadores como as Secretarias de Cultura, Juventude e Esportes, a Biosanear, a Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG),, o coletivo Kilombar, o Instituto Social, Cultural e Profissional (ISCULP), e o Instituto Federal da Bahia (IFBA).

A seleção reuniu as 10 imagens mais curtidas pelo público, e outras 10 definidas por júri. Os autores participaram da cerimônia e receberam certificados em reconhecimento à contribuição para a valorização da população negra. Na ocasião, as coordenadoras pedagógicas da rede municipal também foram homenageadas e certificadas pela participação na formação “Valença sem Racismo”, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O público foi recebido com apresentações culturais como o poeta Otávio Mota, que emocionou com versos sobre identidade e pertencimento, enquanto a cantora Priscila da Luz trouxe muita música para a plateia.

   

Para a secretária de Políticas para as Mulheres e Reparação, Flor Andrade, a mostra promove consciência e sensibilidade. “Essa iniciativa nos provoca a refletir e avançar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.

O diretor de Diversidade e Reparação, Adriano Pereira, destacou o simbolismo do evento ocorrer no encerramento do Mês da Consciência Negra. “Finalizamos novembro celebrando a potência e a identidade do povo negro. A mostra segue também em nossa página no Instagram @mostraolharnegro para alcançar ainda mais pessoas”.

Durante a programação, o público também contou com o apoio da Unidade Móvel Nelson Mandela, que ofereceu atendimento, acolhimento e orientações sobre denúncias de racismo. Segundo Jaqueline Soares, técnica da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, a participação da Unidade Móvel fortalece a rede de proteção e informação.
“Quando levamos esse serviço para perto das pessoas, contribuímos para que mais cidadãos compreendam seus direitos, identifiquem situações de violação e saibam como buscar ajuda”, ressaltou.

A Mostra Olhar Negro segue aberta ao público até o sábado (29), quando segue para itinerante para outras escolas do município, convidando a comunidade valenciana a refletir, aprender e celebrar a riqueza da cultura e da presença negra no município.

 

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.