Projeto educacional reforça o papel das escolas internacionais na formação de cidadãos globais e conecta estudantes a experiências de diplomacia

Imagine uma reunião da ONU, com delegações representando países, discursos formais, negociações intensas e decisões que podem mudar o rumo do mundo. Agora, leve essa cena para dentro da escola: é assim que acontece o Villa ONU, uma simulação diplomática inspirada no modelo oficial das Nações Unidas.

Em alusão ao Dia das Nações Unidas (24) e em sintonia com as discussões que antecedem a COP30, que será realizada em Belém (PA), o projeto envolve estudantes das unidades Paralela, Praia do Forte e Litoral Norte do Villa Global Education, que vivenciam de perto os desafios da diplomacia internacional enquanto desenvolvem empatia, pensamento crítico e a capacidade de dialogar para construir soluções coletivas.

Durante o projeto, os alunos vivenciam todas as etapas de uma conferência internacional: escolhem temáticas e países, participam de debates, votações e produzem documentos oficiais. As delegações se reúnem em fóruns que simulam o funcionamento da ONU, discutem desafios reais e propõem soluções conjuntas. Até as vestimentas seguem o protocolo diplomático, com trajes formais que reforçam a imersão na experiência.

Nos diferentes fóruns e organizações representados, como a COP (Mudanças Climáticas), o ACNUR (Refugiados), o Conselho de Segurança da ONU, a ONU Mulheres, a UNESCO e a Imprensa — os estudantes tratam de temas globais que vão da governança climática e da justiça ambiental a pautas de paz, equidade de gênero, direitos humanos e educação para o desenvolvimento sustentável, pilares que também guiarão as discussões da COP30.

Segundo Alessandra Fiterman, coordenadora geral de ensino do Villa e uma das educadoras envolvidas no projeto, o Villa ONU é fruto de um processo intenso de preparação e pesquisa. “Ao representar um país, o aluno precisa se colocar no lugar do outro, compreender contextos políticos, sociais e históricos diferentes. Isso estimula habilidades como oratória, empatia, pensamento crítico e negociação”, explica.

O projeto também prepara os alunos para novas vivências diplomáticas fora da escola. Em 2026, estudantes do Villa Global Education participarão da Brazil Model United Nations (BRAMUN), simulação nacional que será realizada em março, na Costa do Sauípe, e da National High School Model United Nations (NHSMUN), conferência internacional que acontece no mesmo mês, em Nova York.

Para o gestor de Cultura Internacional e admission counselor do Villa, Jazz Siqueira, o Villa ONU representa um marco no desenvolvimento da mentalidade global dos alunos. “Essa é uma oportunidade única de conectar o aprendizado à prática diplomática tão necessária à vida cotidiana, formando jovens com visão ampla, capazes de dialogar e propor soluções para desafios reais. É um exemplo de como a escola atua preparando cidadãos para impactar positivamente suas comunidades e o mundo”, destaca.

Villa Global Education
O Colégio Villa Global Education é uma instituição genuinamente baiana que há mais de seis décadas evolui com o mundo, combinando tradição e inovação em unidades na Avenida Paralela, Litoral Norte e Praia do Forte, sob gestão familiar de três gerações. Com currículo bilíngue 100% internacional da Educação Infantil ao Ensino Médio e infraestrutura tecnológica de ponta, o Villa oferece experiências pedagógicas transformadoras que despertam talentos, fomentam autonomia e mentalidade intercultural, formando cidadãos com olhar global e coração na Bahia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.