Distribuidora chilena de alimentos saudáveis inclui chocolates Cabruca do Sul da Bahia em seu mix

O Consórcio Cabruca de exportação de chocolates finos do Sul da Bahia avança com o envio da primeira leva da iguaria para Santiago, no Chile, na próxima quinta-feira (16). Ao todo, cinquenta quilos de chocolates serão exportados para a Buhmi – distribuidora de alimentos saudáveis e orgânicos. Quinta-feira (16), às 8h, no campus Tancredo Neves da Unifacs, em Salvador, será realizado um ato simbólico do envio dos produtos com a presença de parceiros e imprensa.

Os chocolates vão integrar o mix de produtos da empresa que possui mercados no segmento de alimentação saudável em diversas cidades do país De acordo com o diretor do Consórcio Cabruca, Thiago Fernandes, a primeira remessa da exportação busca perceber a recepção e adaptação do público e do mercado aos chocolates do Sul da Bahia. Depois, serão enviados lotes de 200 quilos de chocolate.

Para o coordenador da Agência de Internacionalização e Exportação da Universidade Salvador (Aiex-Unifacs) – incubadora que apoia o Consórcio Cabruca – e professor de pós-graduação da Unifacs, Dr. Henrique Campos, a Bahia não tem mais a expressividade na exportação de cacau no cenário global tal como era no final do século XX. Porém, segue sendo o primeiro exportador brasileiro do produto.

“De janeiro a agosto de 2025, o estado exportou cerca de 849 milhões de dólares e importou 421 milhões de dólares de amêndoas. Hoje, a Bahia se destaca também como o maior exportador de bens intermediários (liquor, manteiga de cacau e cacau em pó) para região do Cone Sul, sobretudo”, explica.

Ao mesmo tempo, de acordo com o especialista, o cacau fino do Sul da Bahia tem ganhado notoriedade internacional e os chocolates do território vêm sendo reconhecidos nacionalmente por sua ampliação no mercado – interno e externo – pela sua qualidade. Ao todo, pelo menos 25 selos internacionais foram conquistados por marcas da região. Nesse processo de visibilidade, o Consórcio Cabruca agrega relevância projetando a iguaria e o território no mercado internacional.

Empreendedora da Chocolates Cruzeiro do Sul, Ana Paranhos reforça o papel do consórcio. “O Consórcio Cabruca representa a efetivação do sonho dos chocolateiros e chocolateiras do Sul da Bahia. É a união que leva nossos chocolates certificados, premiados e de origem autêntica – produzidos respeitando a floresta e conservando toda a biodiversidade da Cabruca – para o mundo. E não há maneira melhor do que começar essa jornada pela América Latina”, pontua.

Consórcio Cabruca

Incubado pela Aiex e coordenado pelo professor Dr. Henrique Campos, o Consórcio Cabruca surgiu em 2023 e desde então atua com foco na promoção da produção sustentável de cacau e chocolate, respeitando e valorizando a sociobiodiversidade do Sul da Bahia. A diversidade é crucial para garantir a qualidade dos produtos, integrando práticas que preservam o meio ambiente e promovem a sustentabilidade.

Ao todo, 15 marcas integram o consórcio, sendo a maioria liderada por mulheres – refletindo o compromisso da iniciativa com a inclusão e a valorização feminina no segmento. O Consórcio Cabruca conta com financiamento do Fundo do Trabalho Decente, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) que tem possibilitado a participação e exposição de produtos das marcas em feiras internacionais na Índia, Japão, Argentina e Chile, ampliando a presença do consórcio no mercado global.

Serviço

O que: ato simbólico de exportação de chocolates da Bahia para o Chile

Onde: campus Tancredo Neves da Unifacs, Salvador-BA

Quando: 16 de outubro de 2025, 8h

Quanto: acesso gratuito para convidados e imprensa

 

Por Rafael Lopes/ Foto by Consórcio Cabruca

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.