O Encontro de Formação dos Professores de Robótica Educacional teve início nesta quarta-feira (3), no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeifor) Mãe Stella, em Salvador. A atividade prepara 44 docentes de 22 escolas para o uso pedagógico de kits de robótica e tecnologias digitais.

A secretária da Educação, Rowenna Brito, participou do início das atividades e realizou a entrega simbólica de 22 kits de robótica às unidades escolares beneficiadas. Cerca de R$ 3,5 milhões foram investidos nos equipamentos pedagógicos. A Sala Ambiente de Artes do Ceeifor Mãe Stella também foi entregue aos estudantes, que já iniciaram as atividades práticas da disciplina.
Para a secretária, a tecnologia tem transformado a forma de ensinar e aprender. “Iniciativas como a instalação de salas de robótica são estratégicas não só para atrair os estudantes, despertar a curiosidade, o interesse para outras formas de didática, como também para prepará-los para um futuro que, cada vez mais, requer pessoas capacitadas e engajadas com a tecnologia”, afirmou.

Cada kit entregue é composto por dez conjuntos de robótica para a construção de modelos motorizado, dez conjuntos de robótica de programação e controle, 160 unidades do material de apoio pedagógico para estudantes, quatro do material de apoio pedagógico para o educador, quatro unidades da capacitação e treinamento presencial/distância para educadores e uma plataforma digital para estudantes e recurso de acessibilidade e interação digital.

A iniciativa da SEC, por meio da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT), faz parte da política pública voltada para modernizar o ensino, democratizar o acesso à tecnologia e preparar jovens para os desafios do mercado de trabalho.

Aulas de robóticas nas escolas

Segundo o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, a proposta da formação é expandir o aprendizado na área da Robótica. “Vamos além da construção de robôs móveis e dispositivos mecatrônicos em sala de aula ao ampliarmos as possibilidades de aprendizagem para uma diversidade de experiências, que incluem, entre outras, a coleta e análise de dados em situações do cotidiano”, afirmou.

Durante dois dias, os professores terão acesso a conteúdos que vão desde a organização dos laboratórios de robótica até a aplicação de metodologias ativas, planejamento interdisciplinar e desenvolvimento de projetos práticos. O encontro também reforça o alinhamento da rede estadual com o Plano Plurianual 2024-2027 e o Plano Estadual de Educação, que destacam a expansão da Educação Profissional e Tecnológica no Estado.

 

Por SEC/ Fotos by Douglas Amaral

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.