O município de Valença realizou, nesta terça-feira (22), a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, reafirmando o compromisso com a defesa de direitos, a proteção social e o fortalecimento das políticas públicas para quem mais precisa. O encontro, promovido pela Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Promoção Social, teve como tema central: 20 anos do Sistema Único de Assistência Social: construção, proteção social e resistência.

A conferência contou com a participação de representantes do governo municipal, trabalhadores do SUAS, usuários da política de assistência, entidades da sociedade civil e lideranças comunitárias. O objetivo central foi avaliar os avanços e desafios da política de assistência social no município. Também foi realizada a leitura do Regimento Interno da Conferência Municipal de Assistência Social de Valença, seguida da votação das propostas previamente elaboradas, com ampla participação do público presente.

A abertura do evento foi marcada por uma apresentação musical do grupo de musicalização do Instituto Mutá, (Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral), trazendo sensibilidade e expressão cultural ao início das atividades. Em seguida, a mesa de abertura foi composta por autoridades e representantes da rede socioassistencial. Estiveram presentes: Cris Medrado, secretária municipal de Promoção Social, Luciane Silva, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; Joseane Pires, representante dos trabalhadores do SUAS, Adriana Vieira, representante dos usuários da assistência social e o vereador Fabrício Lemos, líder do governo na Câmara Municipal.

“A conferência representa um marco importante no compromisso da gestão com a transparência, a inclusão e o desenvolvimento de Valença. Quero agradecer a cada participante que trouxe sua contribuição com responsabilidade e esperança, porque é assim, juntos, que construiremos uma cidade mais justa, acolhedora e com oportunidades para todos”, afirmou Cris Medrado.

A programação também contou com a palestra de Daniel Miranda, que abordou o tema do Eixo 1: “Universalização do SUAS: acesso integral com equidade e respeito às diversidades”, promovendo reflexões sobre os desafios da assistência social na garantia de direitos e na superação das desigualdades.

A 15ª Conferência Municipal de Assistência Social segue nesta quarta-feira (23), reafirmando o papel do SUAS como uma política pública de Estado e um importante espaço de participação cidadã. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, nesta segunda etapa serão escolhidos os delegados e votadas as propostas.

 

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.