Políticas públicas e reflexões marcaram, nesta terça-feira (22), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Nilo Peçanha. Com o tema “20 anos o SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento reuniu autoridades políticas, religiosas, secretários e colaboradores municipais, representantes de Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e representantes da sociedade civil em um importante espaço de escuta, diálogo e construção de políticas públicas.

Estiveram presentes a prefeita Jacqueline Soares, o vice-prefeito Tito Alves, a secretária da Assistência Social Dulce Mônica, vereadores, representantes do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, equipe de referência da PSE – Proteção Social Especial, Conselho Tutelar, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A programação incluiu uma palestra magna com Jocenil Gonçalves, especialista e consultora em Gestão da Assistência Social, com mais de 30 anos de experiência na área. Também a discussão de cinco principais Eixos: Universalização do acesso aos serviços com equidade e respeito à diversidade; aperfeiçoamento contínuo da gestão e valorização dos profissionais do SUAS; integração de benefícios e serviços socioassistenciais; gestão democrática, informação e comunicação transparente; sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS. Propostas foram apresentadas e aprovadas, e delegados eleitos para representarem o município durante a Conferência Estadual.

Durante a conferência, a secretária Dulce Mônica apresentou um panorama de ações realizadas e ressaltou a importância de fortalecer políticas públicas voltadas ao Social: “Vivemos um dia de escuta, troca e fortalecimento de compromissos com a nossa gente. Um encontro que reuniu vozes, ideias e propostas sobre este tema tão importante. Foi um momento de reafirmar o quanto é essencial garantir direitos e fortalecer a rede de proteção social no nosso município. Seguimos juntos, construindo políticas públicas com diálogo e participação”, destacou.

A prefeita Jacqueline reafirmou o apoio e total dedicação da gestão municipal às iniciativas de construção e proteção social. “Estamos construindo e implementando, juntos, políticas públicas voltadas para a necessidade de um povo, em especial para quem mais precisa. Então, é uma honra estar aqui com vocês hoje. Quero parabenizar a Assistência Social como um todo, na pessoa da nossa secretária Dulce Mônica. Sabemos que construir dá trabalho. Aqui é tempo, dedicação, audição, fala. Por isso, agradeço a todos aqui presentes”, afirmou a gestora.

Ela também destacou a implantação do CRAS em São Benedito: “Aquele equipamento que nós conseguimos implantar e bancamos com recursos próprios é hoje uma realidade. Fruto da luta e resistência de um povo. Me orgulho muito de vocês, do equipamento de São Benedito, por vocês estarem aqui, por vocês serem parceiros da gestão e garantirem de fato esse direito a uma população que era desassistida. Não era vista. Portanto, hoje também temos muito o que comemorar”.

SUAS – 20 anos
O ano de 2025 marca os 20 anos de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), política pública que consolidou a assistência social como direito de cidadania e dever do Estado. Criado em 2005, por meio da Resolução CNAS n° 130/2005, o SUAS se firmou como um sistema público, descentralizado e participativo, que organiza e estrutura a oferta de serviços, benefícios, programas e projetos voltados à proteção social de forma universal e não contributiva.

Nilo Peçanha, através de mais esta Conferência, reuniu atores do poder público e da sociedade civil para conferir as ações dos últimos dois anos, facilitando a construção e/ou atualização de propostas voltadas para a política de assistência social. “Conferir a execução de políticas públicas de assistência social é praticar controle social e propor ações para reduzir desigualdades sociais”, ressaltou João Salustiano, assessor de gestão do SUAS.

 

Fonte: Ascom PMNPeçanha
Fotos: Vanessa Andrade e Márcio Couto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.