Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica entra em um momento solene conhecido como sé vacante — período em que a Santa Sé está oficialmente sem pontífice. Essa fase abre caminho para o início do Conclave, o ritual reservado em que os cardeais do mundo inteiro se reúnem para eleger o novo líder da Igreja.

Mas o que significam os termos que surgem nesse momento tão simbólico e carregado de tradição? Abaixo, explicamos o glossário essencial da sucessão papal:

Glossário da sucessão papal:

  • Sé Vacante
    Do latim sede vacante, significa literalmente “sede vazia”. É o nome dado ao intervalo entre a morte (ou renúncia) de um papa e a eleição de seu sucessor.

  • Camerlengo
    É o cardeal que assume temporariamente a administração do Vaticano durante a sé vacante. Ele convoca o Conclave e coordena os ritos fúnebres do pontífice. Atualmente, o posto é ocupado por Kevin Farrell.

  • Conclave
    Cerimônia secreta de eleição do novo papa. A palavra vem do latim cum clavis (“fechado à chave”), referência ao isolamento dos cardeais na Capela Sistina durante o processo.

  • “Eligo in summum pontificem”
    Frase em latim escrita nas cédulas de votação dos cardeais, que significa “elejo como Sumo Pontífice”.

  • Escrutinadores e Revisores
    Os escrutinadores são responsáveis por contar os votos. Os revisores, por sua vez, garantem a exatidão da contagem.

  • Infirmarii
    Cardeais que levam as cédulas de votação aos colegas enfermos, caso estejam impossibilitados de comparecer pessoalmente à Capela Sistina.

  • Fumaça
    Tradicional forma de comunicar o andamento do Conclave. Fumaça preta indica que ainda não há um nome escolhido. Quando sai a fumaça branca, significa: temos um novo papa.

  • Habemus Papam
    É a frase que anuncia a escolha do novo pontífice ao mundo. Ela é proclamada da varanda central da Basílica de São Pedro pelo cardeal protodiácono.

  • Protodiácono
    É o cardeal mais antigo entre os cardeais-diáconos. Cabe a ele o anúncio do novo papa. O atual protodiácono é Dominique Mamberti.

  • Sala das Lágrimas
    Cômodo reservado ao lado da Capela Sistina onde o cardeal eleito se veste com as roupas papais pela primeira vez.

Como funciona o Conclave?

O Conclave é realizado na Capela Sistina, no Vaticano, e reúne os cardeais com menos de 80 anos — ao todo, são 135 com direito a voto, incluindo sete brasileiros. Durante o processo, os religiosos ficam completamente isolados do mundo exterior: sem celulares, internet ou qualquer contato com o público.

A eleição exige dois terços dos votos, que são secretos e depositados em cédulas queimadas após a contagem. A fumaça que sai da chaminé da Capela indica o resultado: preta, quando não há consenso; branca, quando um novo papa é escolhido. Após a eleição, o cardeal eleito escolhe um nome e veste a batina branca na chamada “Sala das Lágrimas”. Em seguida, é anunciado ao mundo com a tradicional frase Habemus Papam.

Caso o Colégio dos Cardeais não chegue a um consenso após 34 votações, os dois candidatos mais votados disputam um segundo turno, ainda exigindo maioria qualificada.

Por  Antonio Dilson Neto/ Foto by reprodução Peter Burdon/Unsplash

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.