PROGRAMA GERA RENDA E AUTOESTIMA PARA MANICURES DE INTERIOR DO BRASIL Ricardo Lemos 7 de agosto de 2025 Notícias Além dos esmaltes, a Nati Cosmética promove capacitação profissional, ampliando a renda e a valorização de homens e mulheres na profissão. Em Alagoinhas-BA, Mônica Dantas, 49 anos, começou na profissão de manicures acreditando ser apenas um hobby, fazendo as unhas das mulheres da própria família. “Ouvi muitas vezes até da minha mãe que eu não iria conseguir viver disso”, relata. Mônica é uma das alunas do Instituto Nati, iniciativa criada há 10 anos por Natália Akemi. Mônica representa um movimento de profissionais que encontraram na capacitação uma forma de se formalizar e ter mais reconhecimento na profissão. “A maioria dos profissionais das unhas buscam uma renda extra para as suas famílias. Algumas são mulheres que carregam sozinhas seu próprio negócio e a responsabilidade da casa, muitas vezes, sem nenhum apoio. Muitas delas nem acreditam que seja possível viver dessa profissão”, diz Natália Akemi, CEO da Nati Cosmética. Anderson Rodrigo, 35 anos, de Barretos (SP), viu a vida mudar depois de se capacitar e buscar apoio para se posicionar na área. “Sofri muito preconceito por eu ser homem e via aquilo apenas como uma renda temporária, faturava 200 reais por mês e hoje, eu vejo que realmente consigo viver disso, tenho meu próprio negócio e uma renda de 5 mil reais” explica Anderson. O Brasil ocupa a segunda posição no mercado global de produtos de unhas, atrás apenas dos EUA, segundo dados do Euromonitor International. Apesar do tamanho desse mercado, a formalização ainda é um desafio. Para mudar esse cenário da informalidade, a Natália Akemi criou o aplicativo digital “Instituto Nati”, tornando mais acessível o ensino e já formou mais de 22 mil profissionais em todo o país. Os cursos vão desde o nível básico para quem está começando na carreira até formações avançadas em técnicas como nail design, alongamento de unhas e gestão do próprio negócio. “O nosso maior desejo é trazer valorização para esses profissionais, mostrar para eles o seu potencial e o quanto são capazes de crescer nessa profissão” explica Natália. Além da iniciativa de impacto social, a Nati Cosmética deu voz a mais de 60 manicures através do podcast “Natitude”, ouvindo e contando histórias de profissionais espalhadas pelo país e foi a primeira marca de esmalte a criar uma linha em parceria com uma manicure, Faby Cardozo, uma influencer na área com 1,2 milhão seguidores nas redes sociais. “Nossa meta é chegar a 50 mil manicures formadas e ver cada vez mais profissionais transformando a sua realidade através das unhas”. Deixe uma resposta Cancelar resposta Seu endereço de email não será publicado.ComentarNome* Email* Website