Dia dos Pais Cervejeiro: como escolher a cerveja ideal para o almoço ou jantar
Em agosto, no segundo domingo do mês, comemoramos uma data especial: o Dia dos Pais. Coincidentemente, este também é o Mês da Cerveja, o que torna a ocasião ainda mais especial para os pais boêmios que apreciam o sabor e a refrescância de uma boa cerveja.

No domingo da celebração, a tradição é reunir a família ao redor da mesa, com um cardápio clássico para homenagear os pais. Pensando nisso, o Mestre-cervejeiro e professor da Academia da Cerveja, Alexandre Esber, explica a importância da harmonização e indica os melhores estilos para acompanhar os pratos típicos da data.

“Uma harmonização bem feita e criteriosa pode elevar o sabor da receita ao seu ápice. Com boas escolhas, é possível extrair o melhor dos dois sabores, tanto do prato quanto da cerveja”, afirma Esber. Para a data, a dica de harmonização vai para três pratos clássicos:

Churrasco:

O clássico churrasco não pode faltar na lista entre os preferidos do Dia dos Pais. Para acompanhar, com carnes vermelhas, a Session IPA, que é refrescante mas com amargor presente, é o acompanhamento ideal, por ajudar a limpar o paladar da gordura presente na carne. Para frango, a Weiss, com notas frutadas e condimentadas, combina bem com o sabor mais leve da carne branca.

Feijoada:

A feijoada também agrada muitos pais brasileiros e reúne a família em volta da mesa como ninguém. Para harmonizar, duas opções funcionam muito bem. A tradicional é a clássica Pilsen brasileira, uma harmonização cultural que nos acompanha em várias ocasiões. Sua leveza e refrescância contrastam com a intensidade do prato, criando um equilíbrio agradável que nos é tão familiar.

Já para quem quer sair do óbvio, a Marzen Rauchbier é uma ótima escolha. Essa cerveja defumada harmoniza por similaridade, integrando-se perfeitamente às notas defumadas da feijoada. Seu perfil maltado ainda ajuda a equilibrar a gordura do prato. Os acompanhamentos, como farofa, couve e laranja, só acrescentam mais sabor e fecham o combo perfeito.

Macarronada:

E a macarronada não pode faltar, já é clássica dos domingos, mas com a data afetiva, fica ainda melhor. Para a amada bolonhesa, com molho intenso e saboroso, a Amber Lager equilibra bem a gordura da carne e o sabor marcante do prato, com sua característica maltada que harmoniza com o molho, para ser saboreada até a última garfada. Se a receita for com molho branco ou queijos, estilos como Witbier ou Blonde Ale são opções mais adequadas, trazendo frescor e leveza ao prato.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.