Articulação política, organização partidária e seleção dos escolhidos levaram ao resultado da sigla que entrou pela primeira vez na disputa aqui no Baixo Sul.

Um destaque que chamou a atenção em Valença foi o NOVO. Sigla estreante na cidade, o NOVO foi o segundo mais votado de Valença para disputar a Câmara Municipal de Vereadores, fazendo do dia 6 de outubro uma data histórica para o partido.

A segunda maior votação proporcional levou dois vereadores à Casa Legislativa do maior município do Baixo Sul: o oficial de justiça Durval Sarmento e a assistente social Ana Fraga foram eleitos renovando duas cadeiras no parlamento valenciano.

Somando todos os candidatos, o NOVO obteve 5.462 votos e todos os postulantes tiveram bons resultados individualmente. Isso significa que foram bem escolhidos para representar a sigla, num cálculo exitoso para a chapa proporcional.

Os outros partidos que fizeram dois vereadores em Valença eram os mesmos de chapas majoritárias. O Podemos, o PV e o Avante elegeram 2 cada. O Novo foi o único, tirando esses 3 que também eram partidos de candidatos a prefeito, a eleger 2 vereadores.

Na Bahia, o partido NOVO elegeu 3 vereadores no total. Com os 2 de Valença, significa que o município alcançou 67% dos eleitos no Estado. No Brasil, saiu de 29 vereadores em 2020 para 263 em 2024.

Um dos articuladores do NOVO na cidade de Valença, advogado e empresário Adonai Cardoso está rindo com as paredes pelo sucesso do novo partido que chegou para ficar. “Reunimos um grupo de amigos, fizemos a filiação, reuniões e acabou dando tudo certo. Hoje podemos celebrar novas propostas e uma política que reflete um novo momento para os anseios da nossa população”, disse Adonai Cardoso.

 

Com Informações do Baixo Sul em Pauta/ Foto by  blogmoyses.blogspot.com

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.